Como salvar-me de querer ser meu próprio deus? Pela graça divina!
Que é graça?
Favor que se concede ou recebe.
Graça é Deus dando tudo a quem nada merece e não tem como se candidatar a merecedor. Ela jamais é ganha por mérito e jamais é perdida por culpa ou demérito. É dada pela misericórdia e amor de Deus, ou seja, é concedida por indulgência mesmo: quem pode perdoar pecados senão Deus? Provocada pela compaixão divina à miserabilidade espiritual da raça humana, e a recebe quem se dispõe a ouvir a palavra de Cristo, a qual gera a fé, pelo conhecimento desta palavra, criando o círculo virtuoso da vida especial aqui na terra, porém eterna, ou seja, a vida de salvo.
Esta concessão, esta graça, possui valor incalculável. Não temos capacidade para nos salvar por nós mesmos, nem há quantificação material, de esforço ou avaliação monetária para adquiri-la. Dependemos de receber de graça a dádiva da salvação, onde o elemento que canaliza esta dádiva é o ouvir com fé a palavra de Deus.
Porque a lei foi dada por meio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo 1.17
No Antigo Testamento, a partir dos vinte anos de idade, era necessário aos filhos de Israel cadastrar-se junto ao santuário, pagando pelo alistamento. O mesmo valor era pago para o sacerdote fazer os sacrifícios dos animais para expiação, ou seja, cobrir os pecados da alma, no mínimo uma vez ao ano. O valor determinado por Deus, meio siclo de prata, era de aproximadamente uma diária e meia de serviço de um trabalhador braçal ou 0,75 gramas de ouro, valor semelhante ao que é pago nos nossos dias para o mesmo serviço de um trabalhador braçal sem os custos onerosos da atual previdência social. O Deus é o mesmo, lembra?
E tomarás o dinheiro da expiação, dos filhos de Israel, e o designarás para o serviço da tenda da revelação, para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel diante do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas. Ex 30.16
No Novo Testamento, conhecemos o sacrifício do Messias e entendemos que fomos perdoados e salvos de graça, ou seja, sem custo algum. Sem pagar por expiação nem peregrinar a lugar algum do mundo, nem à Jerusalém, a qual significa casa de paz, uma vez que agora faz parte da sua essência, e habita em você a paz de Cristo que excede a todo entendimento.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Ef 2.8,9
O meu amado irmão sabe que o povo de Deus está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento, e poderá ter esta graça multiplicada e a paz de Cristo que é concernente à sua virtude, para chegar ao pleno conhecimento da verdade se nele crer. A propósito, isto é uma guerra. Você não está aqui a passeio. O caminho é apertado e a porta é estreita! Se dispondo verá a multiplicação. Esta garantia está na palavra!
Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou para sua própria glória e virtude; pelas quais nos tem dado suas preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2Pe 1.2-4
Deus, através do apóstolo Pedro, afirma como realizado, entregue, diz que nos tem dado tudo o que diz respeito à vida. Logo, reflita: - Cura, saúde diz respeito à vida? Prosperidade diz respeito à vida? Família equilibrada diz respeito à vida? Ter pais que nos compreendam diz respeito à vida? Casamento feliz com alguém que nos complete diz respeito à vida? Desempenho profissional com contentamento e satisfação diz respeito à vida? Morar bem diz respeito à vida? Ter lazer agradável diz respeito à vida? Ter filhos que correspondam às expectativas, nos realizando como pais, diz respeito à vida? Alegria e contentamento dizem respeito à vida? Nos tem dado tudo pelo conhecimento de Cristo! Deu, é seu, receba e tome posse desta herança já entregue aos filhos. Você tem prestígio junto ao seu Criador! Você tem os genes do Pai das luzes! Deixe refletir esta luz! Deus nos chamou para termos sua própria glória que significa prestígio e honra, e virtude que quer dizer equilíbrio, ânimo, valentia, valor, equidade. Estas são bênçãos dadas de graça aos filhos. São suas preciosas promessas para que seja demonstrado ao mundo que você é um dos participantes da natureza divina.
Este pleno conhecimento da graça faz você escapar das artimanhas do Maligno que adulterou a ordem divina, jogando com palavras, usando de sagacidade, corrompendo a criação lá no Éden. Tome posse do reino para ser cumprida em você a verdade onde agora está fundamentado! Seu Pai prometeu resgatá-lo poupá-lo, fazendo de você uma possessão particular dele, ainda no Velho Testamento. Veja a promessa: E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia em que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa seu filho, que o serve. (Ml 3.17) E cumpriu a promessa no Novo Testamento. O dia foi no calvário. A promessa é para Hoje e por toda a eternidade futura!
Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que o não serve. (Ml 3.18) Isto é graça.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário