quinta-feira, 23 de abril de 2009

DISCIPULADOEFICAZ

Quais conteúdos você considera essenciais para a prática de um discipulado eficaz?
Para conferir se o discípulado é eficaz, se está sendo praticado corretamente, os conteúdos necessariamente precisam ser os mesmos que tiveram eficiência para me fazerem discípulo de Jesus.
Considero essenciais os conteúdos que levam em conta como primordial o chamado de Deus. Um discipulador sem chamado é um mero técnico em Bíblia. Quando se tem chamado, semelhante aos discípulos que Jesus foi escolhendo para estarem com ele, sabemos que também virá o suprimento e a palavra de ensinamento para sermos testemunhas e assim praticaremos um discipulado eficaz.
Em segundo plano é necessario ter exclusivamente o conteúdo biblicista nos ensinamentos. O discipulado que é praticado com os ensinamentos bíblicos que se apresentam nos Registros Escriturísticos Sagrados da Bíblia dos Hebreus, a septuaginta, somados às experiências dos apóstolos e os evangelhos registrados no Novo Testamento, são a palavra viva, pelas quais o discipulado se torna eficaz.
O discipulador precisa viver na vida abundante prometida pelo Senhor Jesus que a dá! Este é o conteúdo testemunhal. Se há um descanso na Soberania de Altíssimo quanto ao retorno daquilo que está pregando. Sabendo que a promessa de que em todo trabalho há proveito, se cumpre na sua vida, e a vive em contentamento. Ou seja, vive de forma a que haja interesse nos discipulandos em viverem da forma elevada que vive o discipulador. O conteúdo testemunhal da vida do discipulador é essencial para tornar o discipulado eficaz.
Considero essencial para o discipulado ser eficaz também o esforço e o bom ânimo, não correndo para fazer a obra do Senhor, nem parando para esperar discipulandos aparecerem para ouvir. Jesus nunca corria, mas também nunca parava. Estava sempre ensinando, quer ouvissem, quer contestassem, como faziam os fariseus. Também não se desviar para a esquerda, ouseja, fazer menos do que a palavra ensina. Nem desviar-se para a direita, fazendo mais do que a palavra ensina. Exemplo: Não vos embriagueis com vinho.Isto é o mandamento. E o desviar-se para a direita é proibir o discipulando a beber vinho!

Nenhum comentário: