segunda-feira, 16 de março de 2009

Áल्वारो Tito


ENTREVISTA
PASTOR ÁLVARO TITO
Com uma agenda cheia, visitando a região dos lagos cariocas e o estado do Espírito Santo, que sediará a 39ª AGO da CGADB, o pastor e cantor Álvaro Tito, concedeu esta entrevista ao Jornal Mensageiro da Última Hora.
JMUH – Como o senhor vê as Assembléias de Deus a nível nacional, uma vez que viaja por todo o Brasil,conhecendo estados que flexibilizam e estados que são rígidos com os ensinamentos de usos e costumes, por exemplo, o senhor disse que o cantor Silvio Maia, que o acompanha, que não cantaria este estilo saltitante em Cuiabá, em função da postura ultra conservadora do Pastor presidente, Sebastião Rodrigues de Souza ?
Pr. Álvaro Tito – O Brasil é muito vasto, e as Assembléias de Deus tem um perfil em cada região. Muitos pastores tem entendido o momento da igreja, abrindo espaço para pessoas que jamais entrariam numa igreja evangélica. Este crescimento, tanto no campo espiritual como no campo das relações humanas tem aberto um espaço muito grande para ocupação de espaços por nossa igreja.
JMUH – Este crescimento com tantas diferenças lhe diz o que, ajuda?
Pr. Álvaro Tito – Totalmente. No meu modo de ver é perfeitamente natural, porque o país é continental, e isso remonta a pelo menos três raças. O indígena, o negro e o europeu. Isso é perfeitamente natural que seja assim, no meu modo de ver. Mas quando você olha no contexto de reino de Deus, significa dizer que a igreja ela toma espaço e entra em lugares onde até então, antes não se pensava. Para cada momento Deus tem seu instrumento. Para cada situação Deus tem uma arma contra o inferno. É a igreja contextualizada para o momento e o local indicado. Então é obra de Deus.
JMUH – Sem se preocupar com flexibilização ou não flexibilizar?
Pr. Álvaro Tito – Não. Sem preocupar. Você chega no Rio de Janeiro por exemplo, o povo tem um perfil, chega em Manaus, você vê um outro perfil. Vai no Acre, vê outro perfil. No Rio Grande do Sul você vê outro perfil, mas tudo é Brasil. Então, Deus trabalha a sua igreja de forma contextualizada. Para cada local, cada região, cada momento e para cada época. É como em Apocalipse, Deus só não fez restrição para a igreja de Filadelfia. Né? A igreja de Filadelfia passou a ter consciência que ela em si mesma não era forte. Mas forte era o Deus a quem ela servia. Então eu vejo a igreja como o reino de Deus. O reino de Deus é de dentro para fora. Reino dos céus é diferente, é de fora para dentro.



PORQUE MINHA BENÇÃO DEMORA TANTO?
Pregando sobre Hebreus na IEAD da PRAIA DA COSTA, em Vila Velha, cidade da Grande Vitória com mais de trezentos mil habitantes, separada da capital apenas pela baía de Vitória, o pastor e cantor gospel carioca, Álvaro Tito, foi usado profeticamente num ensinamento sobre o tempo de Deus, à uma irmã que aguarda uma benção por nove anos e sete meses, e serviu para o momento, porém continua sendo útil para nossa reflexão. Ensinou assim aos irmãos assembleianos capixabas:
“A palavra do homem para ser cumprida, depende de tempo e espaço. Mas a palavra de Deus é poderosa, e não tem circunstância nem espírito imundo que possa impedir este acontecimento. Porque então minha benção demora? No momento que você dobrou teu joelho e pediu uma benção ao seu Deus, na mesma hora o Senhor Deus determinou a sua vitória. E porque ainda não recebeu? Porque você está dentro do tempo e espaço. Estamos dentro dum contexto temporal. Mas quando pede algo a Deus que não está limitado no tempo e espaço, Deus assina a nossa vitória e nós já podemos cantar o hino da vitória. Agora, o momento de nós nos apropriarmos da benção de forma concreta, é no tempo de Deus! Porque benção antes do tempo não é benção. Deus não se atrasa, nem adianta, é no momento exato! Se vier antes do tempo e eu não estou preparado para receber, não é benção. Mas Deus sabe como trabalhar!
Você que pediu para Deus lhe falar algo de forma forte, Deus que te conhece, esta dizendo: A minha benção é no momento certo, no tempo exato. Quando nós assumimos a benção no momento exato, aí é vitória. Porque todos aqueles que não acreditaram dizem: É de Deus. Verdadeiramente ele é um servo ou serva do Deus Altíssimo e o nome do Senhor é glorificado!”

Nenhum comentário: