Da Folha Online
Pastor culpa pacto com o diabo por terremoto; Casa Branca critica
O pastor americano Pat Robertson, dono do canal "Christian Broadcasting Network", disse ontem que a tragédia provocada pelo terremoto de terça-feira no Haiti foi decorrente do "pacto com o diabo" que setores da população fizeram para que o país se tornasse independente da França.
A declaração --mais um no rol de Robertson, famoso por fazer discursos polêmicos em seu canal de TV-- causou uma série de críticas, incluindo da própria Casa Branca.
Google atualiza imagens do Earth sobre terremoto no Haiti
República Dominicana flexibiliza controle na fronteira para facilitar ajuda ao Haiti
Brasileiros já doaram R$ 314 mil para ajudar Haiti; veja como doar
Em seu programa de ontem, segundo alguns meios de comunicação americanos, ele insinuou que os problemas que atingem o Haiti --tanto a pobreza como o próprio terremoto de terça-- são frutos de uma "maldição" que paira sobre o país caribenho.
Essa "maldição" seria o resultado de um "pacto dom o diabo" feito por haitianos que desejavam que o país se tornasse independente da França --o que ocorreu em 1804.
"Os haitianos estavam sob o jugo da França [...]. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'", declarou o pastor.
A reação foi quase imediata. David Walters, editor de uma coluna religiosa do "Washington Post", classificou como "vergonhoso" alguém sugerir que Deus ou as pessoas pobres do Haiti têm alguma relação com as causas da tragédia.
Hoje, foi a vez do porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, criticar o controverso pastor.
"Nunca deixo de me espantar que, em tempos de grande sofrimento humano, alguém diga algo que possa ser tão absolutamente estúpido", disse Gibbs.
Já Valerie Jarrett, uma das principais conselheiras do presidente Barack Obama, disse em entrevista ao canal ABC que a opinião de Robertson não reflete o que pensa o povo americano e o presidente.
Com agências internacionais.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Gostaria que voce colocasse a sua opinao sobre o porque destas coisas acontecem no haiti?
luciana
Acho que é um povo sofrido e abandonado, mesmo com a ONU cuidando de dar comida e segurança. Não há sequer um plano robusto sendo implementado para que os tire da miséria plena. Observe que não deve ter morrido nenhum missionário evangélico lá. Não morreu nenhum americano tbm. E só agora a Hillary Clinton lembrou que existe Haiti. E para piorar, ainda um pastor americano vem tripudiar em cima da tragédia! É algo muito pesado neste momento de dor. Porém temos que entender uma coisa: Bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor. O Katrina e outros abalos, e este terremoto atingem justamente a região onde
os negros caribenhos praticam a religião africana!! Este assunto merece uma reflexão mais profunda. E para meditarmos mesmo no assunto. Porque na mesma ilha Hipaniola tem tantas diferenças entre os dois países, Haiti, com 9 milhoes de habitantes e a República Dominicana que possui quase oito milhões de habitantes. Mas atraiu em 2000 nada menos que 3,5 milhões de turistas, em sua maioria europeus e canadenses. Eles vêm pelo clima, com temperaturas que oscilam entre 22 e 32 graus e sol brilhando o ano todo; pela natureza de praias, rios, cascatas e montanhas (no centro da ilha, o pico Duarte, de mais de 3.175 metros, é o mais alto das Antilhas).
Precisamos entender porque o progresso não chega ao Haiti, que tem renda per capita de U$ 1.200 ao ano enquanto na outra parte da mesma ilha tem renda de U$ 9.000 ao ano.
E o mesmo sol aquece os dois povos.
Postar um comentário