quinta-feira, 7 de agosto de 2008

35a Escola Bíblica


Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Cuiabá - Mato Grosso

De 07-07 a 13-07-2008

Publicado no Jornal Mensageiro da Ultima Hora - Edição 92 - Julho 2008

Por Francisco Rúbis Datsch

Cuiabá - MT

Hamartiologia e o arrebatamento

Um dos eventos anuais mais edificantes para a vida dos santos irmãos e o consequente aperfeiçoamento do corpo de Cristo aconteceu entre os dias 7 e 13 de Julho de 2008 na Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Cuiabá – MT, onde, no Templo Sede e no Grande Templo os participantes foram alimentados com o mais precioso maná espiritual vindo diretamente do trono da graça!

Entre os professores participantes que se esmeraram no preparo e entrega das mensagens, pregadores comprometidos com a mais preciosa palavra que a sã doutrina do Deus Altíssimo pode produzir nestes tempos conturbados de pré-arrebatamento, onde o terreno para a manifestação do anti-Cristo vai sendo cada dia mais delineado na percepção daqueles que são sensíveis ao mover do Espírito.

A base dos ensinos ministrados foi a Hamartiologia, do grego hamartia que significa erro, pecado. E logia, tratado ou estudo. Assim: Doutrina, tratado bíblico do pecado! Assunto este que ficou a cargo do pastor Heronides de Oliveira, de Curitiba (PR), que aos 57 anos é um estudioso profundo e conhecedor dos ensinamentos elevados entregues aos santos irmãos que se dedicam com afinco a conhecer mais do Senhor! Ele dissertou com propriedade sobre o pecado e os sinais para o arrebatamento, fazendo os alunos meditar com profundidade sobre a capacidade do inimigo em levar os filhos de Deus a se enganarem nas doutrinas mais elementares das Sagradas Escrituras. Observando que até os sinais do céu estão acontecendo rapidamente, onde até o Primeiro Ministro de Israel, Ariel Sharon, teve uma doença e morte estranha para que se cumpra profecias finais que façam aflorar o Anti-Cristo. Observando que o ano do calendário judeu está em 5768 e outras coincidências que fazem nossa percepção ficar vigilante aos sinais do fim dos tempos.
Por três pessoas houve revelação que o mesmo deveria falar com propriedade sobre crentes que não conhecem a sã doutrina e os mistérios de Deus revelados ao Apóstolo Paulo e transcritos nas cartas. No primeiro dia um Pastor revelou-lhe o sonho de uma espada brilhante retirada de uma pasta por um anjo, com características de aparência com o Pastor Presidente, e sendo-lhe entregue! A mesma profecia sobre pregação veemente da sã doutrina foi confirmada por uma quarta pessoa, irmã Umbelina, que testemunhou no dia da grande ceia, a pedido do Pastor Presidente, Sebastião Rodrigues de Souza.
Das muitas admoestações para vigiar, o Pastor Hironides disse na 35ª Escola Bíblica que: “Há pessoas levantando do período de oração antes da hora por causa das acusações do Maligno. Não aceite! Você é filho!” Segundo o mesmo, em conversa posterior, o entendimento elevado da Teologia Paulina de salvação pela crucificação do velho homem na atração à Cristo, quando na cruz, pela fé na palavra de João 3.14 e 12.32, foi, paulatinamente, sendo substituído pelo batismo nas águas, um evangelho mais raso, que deverá ser mostrado apenas como um testemunho à comunidade, da compreensão do batismo na morte que Romanos 6.4 e Efésios 4.5 apontam como único batismo e a partir dali um novo nascimento, do Espírito, que 1 Pedro 1.23 mostra como nova geração, incorruptível!

Caravana da Paz!
De grande valia foram os ensinos dos irmãos que formavam a caravana da paz.
O pastor José Lima, (RS) ensinou o processo do oleiro que da forma no barro bruto, criando pela adição de água, amassamento, pisoteio e tempo de espera, uma liga para um vaso passar pelo forno e depois refletir o brilho de Deus!

O pastor José Miguel, (SP) foi um capítulo à parte na Escola Bíblica. Metódico, contextualizador, meticuloso e extremamente zeloso sobre os conceitos de evangelismo apresentado nos vários dias que participou assiduamente das aulas, mostrando com isso o porquê de estar à frente dum ministério de mais de cem congregações na capital paulista.

O pastor Enésio Barreto, ( MT) pela experiência de filho de criador de ovelhas, ensinou que é necessário ter sal no cocho das ovelhas sempre, pois costumam vir lamber sal a cada dois ou três dias. Começando por Romanos 12.3 disse: “Tem muitos dos nossos que não estão entre nós por causa do orgulho. Se acharam. Sabemos que tem pastores que sabem mais. O louvor submete o carater do homem a testes. Tem pessoas que mudam até o andar. Está em ti mas não é teu. É dom de Deus! Todos nós podemos servir ao Senhor dentro de nossa medida! Deus tem mistérios profundos para revelar prá nós, da palavra, da ciência!” E indo mais fundo na comunhão elevada que desfruta pela humildade de enviar a outro pastor um fiel que lhe pediu direcionamento, usou João 15.15 e disse: “Amigo de Jesus é confidente, participa! Tenha a graça de ensinar os mistérios!”

Do alto de oito décadas na caminhada com o Senhor, o pastor França admoestou-nos a observar que “não somos perfeitos, mas o homem pode ser aquilo que quer ser. Livre arbítrio não obriga. Deus preparou e deixou o critério.” Assim, em seu raciocínio, Provérbios 20.6 está sendo muito aplicado. “Pois poucos podem pregar o que vivem. Pregam como hipócritas, a própria bondade.” Advertiu que a igreja está cheia de obreiros com concepção formada por idéias próprias, e não fala a palavra de Deus!" Segundo o amado irmão: “Conforme a forma sai o tijolo, então o pastor é responsável pela vida espiritual do crente!”


Da missão na Itália veio o pastor Valmir, que está à frente da igreja em Siracusa. Onde está prestes a levantar um templo com oitocentos lugares e lá 167 novas criaturas já foram batizadas nas águas. Para quem ainda não se deu conta da grande necessidade e urgência de alcançar almas com o Evangelho da salvação, saiba que a mentira do Maligno está tão impregnada na mente da humanidade caída que, para o catolicismo encalacrado do no velho mundo, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus é denominada como seita! Glórias a Deus por sermos da facção Corpo de Cristo!

O Pastor Sebastião advertiu que hoje está havendo um desvio dos propósitos para alcançar almas para o reino, usando a práticas incompativeis com a sã doutrina.


Muitos pregadores da 35ª Escola Bíblica não puderam ser mostrados aqui, mas edificaram com preciosidades espirituaissitos para alcançar almas para o reino, usando a pr somos ua quem ainda n para refletir o brilhor Sebasti aos alunos que foram ouví-los. Frases como: “Tem pessoas que precisam levar um ‘tranco santo’, e outras do tipo ‘fé condicionada aos recursos financeiros’. ‘Pisar em sal grosso é feitiçaria dentro da igreja de Deus’ como vociferou o pastor Jair Fagundes, (MT) fizeram do evento o mais elevado ensinamento cristão em Mato Grosso, que se pode alcançar nos nossos dias em que a grande tribulação é eminente para aqueles que não nasceram do Espirito. E mesmo que as profecias para se voltar para a sã doutrina foram a tônica, sejamos vigilantes para com os sinais que se apresentam bem maiores do que uma nuvem do tamanho da mão de um homem.

Nenhum comentário: